Avançar para o conteúdo principal

Apresentação

 



    Tabuleiro de Xadrez é um blogue sobre política externa, desenvolvido pelos alunos do 3º ano da licenciatura em Ciência Política do ISCSP, no âmbito da Unidade Curricular Laboratório II – Análise de Política Externa, sob responsabilidade da docente Andreia Soares e Castro.

 


Metodologia

1. Cada aluno deverá colocar, no mínimo, 3 análises de política externa no blogue (não havendo limite máximo de análises).

2. As análises serão sobre temas da agenda internacional contemporânea, que estão na ordem do dia, relacionando com os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (atores, processos, instrumentos, desafios e debates da política externa…), defendendo argumentos, discutindo problemas, problematizando e aplicando conceitos e teorias.


 

Objetivos

Pretende-se com esta estratégia de aprendizagem que:

1. Os alunos sejam capazes de apresentar ideias de forma objetiva e concisa, defendendo argumentos claros e válidos (convincentes), combinando uma análise fundamentada em fontes académicas e de centros de investigação com os conteúdos programáticos lecionados nas aulas.

2. Os alunos sejam criativos e capazes de produzir o seu próprio esquema problemático e crítico face aos comportamentos dos atores e aos acontecimentos da vida internacional.

3. As análises apresentadas pelos alunos, e que incorporarão diferentes leituras e olhares sobre a realidade, ajudem a compreender e a explicar as complexidades quotidianas de uma “história” real em constante evolução



Bom trabalho!

Andreia Soares e Castro, Professora Auxiliar do ISCSP – 2 de Fevereiro de 2021.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal e a extensão da ZEE, os novos descobrimentos ou o novo mapa cor-de-rosa? por Filipe Galvão

  Filipe Galvão analisa a  tentativa de expandir a Zona Económica Exclusiva (ZEE) por parte de Portugal e da sua diplomacia, como forma de aumentar a sua influência geopolítica através da via legal e da política externa, será aceite pela comunidade internacional? Até porque como afirmou outrora Napoleão “A política dos Estados está na sua geografia”.

A importância das relações de Portugal com os PALOP e com a CPLP no panorama internacional

FILIPA RIO MAIOR  aborda as relações de Portugal com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a importância que as mesmas tiveram (e ainda têm) no panorama internacional.     

O Antagonismo da Água: uma arma de guerra ou um instrumento para a paz? A importância da diplomacia

  TÂNIA MELRINHO  demonstra que as tensões e desacordos pelo acesso à água continuam a crescer a um ritmo célere, ao mesmo tempo que a escassez da água se mostra como uma ameaça, a diplomacia da água e a sua mediação passam a assumir um lugar primordial na política externa.